Pellets – biomassa em granulado de madeira
Os Pellets, um combustível sólido que pode ser fabricado de vários tipos de biomassa, como cascas e ramagens de arvores apanhados na limpeza de florestas, serradura dos restos da indústria da transformação da madeira entre outras fontes. Depois de recolhidos, triturados e passado por um processo de secagem, a biomassa transformada em pó é comprimida para se obter a forma final que todos conhecemos como pellets, um granulado de madeira para aquecimento doméstico e industrial.
Uma das grandes vantagens é a garantia de estabilidade nos preços por ser uma fonte renovável, ao contrário do que acontece hoje em dia com os combustíveis fósseis, em que a oscilação dos preços é cada vez maior.
A utilização dos pellets como forma de aquecimento não produz fumos, ao contrário de outros combustíveis para aquecimento.
Pellets – Etapas do Processo de fabrico
- Recolha de matéria-prima
- Secagem
- Trituração ou moagem
- Granulação ou peletização
- Embalagem
A alta densidade dos pellets de madeira permite um melhor e mais fácil armazenamento. Normalmente embalado em sacos de 15kg, permite desta maneira um armazenamento compacto originando assim um transporte mais econômico.
Os pellets podem ser utilizados no aquecimento doméstico e industrial.
Pellets – Ecoforest equipamentos para aquecimento
Existem equipamentos, como recuperadores de calor, salamandras e caldeiras que utilizam os pellets para aquecimento a ar de uma ou mais divisões, e até para aquecimento central a água, permitindo um aquecimento uniforme a todas as divisões de uma casa.
- Recuperadores de calor
Permitem utilizar a sua lareira já existente - Salamandras
Para quem não tem nem pode ter lareira - Salamandras e Caldeiras
Para instalações com sistema de aquecimento central
Este artigo retrata a forma de produção de pellets de uma forma geral, não indica o processo de nenhuma fábrica em particular.